18 de agosto de 2020
Tribunal de Justiça do Ceará mudará de presidência em 2021
Diante da mudança de gestão, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) informa a todos sobre a nova composição do Tribunal. Com um histórico de boas relações institucionais, vale lembrar o trabalho conjunto entre a Anoreg-CE e a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira quando de sua estada como interina na Corregedoria. Na ocasião, em 2013, foi criada a primeira turma de conciliação para notários com um total de 60 alunos distribuídos em duas turmas.
Outro momento de destaque nas relações institucionais se deu quando a Associação, Sinoredi-CE, o IRTDPJ-CE e o IEPTB-CE organizaram o primeiro Seminário destinado aos novos concursados para as serventias extra-judiciais no início desse ano. O trabalho de apoio aos que ingressavam na categoria foi saudado na solenidade de assinatura do termo de investidura para os cargos de delegatários de Notas e Registros. A cerimônia foi presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, que parabenizou os aprovados e destacou a responsabilidade ao assumir a função de delegatários dos serviços cartoriais e mencionou o trabalho feito pelas entidades de classe, destacando também o trabalho da Anoreg-CE.
Para Helena Borges, presidente da Associação, o importante é salientar como a atividade extrajudicial é um braço irmão da prestação jurisdicional direta feita pela magistratura e que o trabalho conjunto é algo salutar para a sociedade. “Nós notários e registradores desejamos à nova gestão do TJCE todos os votos de sucesso. Temos em mente todos os desafios desse novo tempo que vivemos e sabemos o quão é importante um Judiciário atento às demandas contemporâneas. Assim, reiteramos nossos votos de sucesso à nova gestão”, destacou Helena.
No que toca ao trabalho em conjunto, a presidente da Anoreg-CE também salienta a proximidade do desembargador Paulo Airton Albuquerque com a atividade cartorária, visto que o desembargador atuou como advogado por muitos anos, tendo sido vice-presidente estadual da Associação dos Notários e Registradores de Pessoas Naturais (Anoreg) e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB, além de vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.
No histórico da administração do TJCE, vale relembrar algumas passagens da trajetória dos que assumirão o Tribunal. Vejam os destaques dos currículos.
Nailde Pinheiro é desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará desde 30 de abril de 2009, membro da 2ª Câmara Cível do TJCE. Durante quase 15 anos esteve à frente da 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões, onde exerceu suas funções de 1995 até 2009.
Abelardo Benevides é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará desde maio de 2006, sendo membro efetivo do Órgão Especial do TJCE. Foi presidente do TRE-CE no biênio 2015/2017 e Juiz Coordenador de Varas do Fórum Clóvis Beviláqua em duas gestões.
Paulo Airton Albuquerque é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará desde agosto de 2013, membro da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará e da Seção de Direito Público. É Presidente da Comissão Especial de Avaliação e Alienação de Bens Imóveis.