3 de janeiro de 2023
Janeiro Branco: Anoreg-CE alerta para os cuidados com a saúde mental
A prestação de serviços faz com que os cartórios lidem diariamente com o público em geral. Funcionários estãoem contato direto com outras pessoas, outras histórias de vida, tentando resolver questões familiares ou empresariais. Para além da parte notarial, a diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) tem se preocupado em alertar a sociedade para questões de saúde, como é o caso do Janeiro Branco. Principalmente durante este mês, a atenção se volta para os cuidados com a saúde mental.
Nesse sentido, segundo avalia o presidente da Anoreg-CE, Cláudio Pinho, “é preciso estar atento para quem precisa de ajuda, seja uma palavra ou mesmo ser ouvinte. O mundo, o Brasil e o Ceará no meio, passou por momentos muito difíceis como a pandemia da Covid-19. Entes queridos partiram, pessoas se isolaram, teve desemprego eas estruturas familiares ficaram abaladas”. Para cuidar da saúde mental, complementa Cláudio Pinho, “é preciso se despir de qualquer preconceito, tabu e até mesmo desinformação.”
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais e físicos lideram as faltas no trabalho no Brasil. E os números só comprovam essa triste realidade: 59% dos trabalhadores são afetados pela depressão, 67% pela ansiedade, 37% por estresse e 44% revelaram já terem tido esgotamento mental. Sem um acompanhamento médico, a estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é que, em 2030, os transtornos mentais podem custar US$ 16 trilhões à economia global.
Por sua vez, o Brasil configura-se como o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Mesmo com tanta gente precisando de ajuda médica, poucos conseguem ter acesso a esse tipo de atendimento especializado. Dada a gravidade no âmbito da saúde, além do Janeiro Branco, o dia 07 de abril foi instituído como o “Dia Mundial da Saúde Mental”, pois quanto mais se falar no assunto, mais pessoas poderão ser tocadas e buscarão ajuda. Pensando em fazer sua parte para conscientizar o maior número de pessoas, a Anoreg-CE separou algumas dicas importantes:
Procure ajuda se você tiver algum ou mais de um dos sintomas abaixo:
– Tristeza e preocupações excessivas;
– Cansaço sem motivo aparente;
– Perda do prazer por atividades que antes gostava;
– Desmotivação pelo trabalho;
– Alterações de humor ou alucinações.
Fonte: Conexa Saúde
Cuide de sua saúde mental:
– Faça atividade física diariamente (uma caminhada já ajuda bastante)
– Tente dormir bem
– Mantenha uma alimentação saudável
– Adquira novas habilidades (artesanato, música, culinária, desenho, etc)
– Mantenha o equilíbrio entre as atividades laborais e de lazer
– Reserve um tempo para pessoas da família e para os amigos
– Estimule a cognição com um bom livro ou assistindo documentários
– Estabeleça objetivos de vida
– Exercite o autoconhecimento por meio de algumas atividades, como yoga, meditação e reflexão
Fonte: SESA-CE