16 de outubro de 2024
Campanha Um Só Coração – “Seja Vida na Vida de Alguém. Doe Órgãos”
O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério da Saúde, lançam conjuntamente a campanha “Um Só Coração – Seja Vida na Vida de Alguém. Doe Órgãos”, que tem como objetivo estimular a doação de órgãos em todo o Brasil.
Por meio da atuação segura e qualificada dos 8.344 notários brasileiros, os brasileiros poderão deixar
registrada sua vontade em ser doador, por meio de um documento digital, a Autorização Eletrônica de
Doação de Órgãos – AEDO, que pode ser solicitada diretamente pelo site www.aedo.org.br. O ato, certificado por um tabelião de notas, comprovará a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos.
Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, o Brasil conta com 42.447
pessoas na fila de espera por doações de órgãos. Os pacientes são tanto do sistema público quanto do privado, que aguardam com base na gravidade do caso, no tempo de espera e na compatibilidade sanguínea.
Do total, 92% aguardam por um rim, homens representam 59% dos pacientes e mulheres compõem os 41% restantes. A ordem na fila é determinada, principalmente, pela data de inclusão, mas também leva em consideração critérios como a gravidade da condição clínica e a tipagem sanguínea do doador.
“Seja Vida na Vida de Alguém. Doe Órgãos” Campanha Um Só Coração Acompanhe as redes sociais do CNB/CF, compartilhe as postagens e faça parte deste movimento PELA VIDA.