19 de agosto de 2017
Anoreg-CE e Sinoredi-CE realizam workshop inédito sobre o PQTA. Primeiro módulo acontece nesse fim de semana.
Nestes sábado e domingo, dias 19 e 20 de agosto, a Anoreg-CE em parceria com o Sinoredi-CE estão realizando o primeiro workshop sobre o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) que acontece como parte da programação do Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, cuja edição desse ano será em Fortaleza, de 15 a 18 de novembro.
São ao todo 14 cartórios participantes do workshop, sendo 6 de pequeno porte (com até 5 colaboradores), 4 de médio porte (com até 15 colaboradores) e 4 considerados grandes (com mais de15 colaboradores). A consultoria e o trabalho da oficina ficará a cargo da empresa Conceitus Gestão Empresarial, que já tem experiência no treinamento focado no PQTA e em outros programas de qualidade. Segundo Helena Leite Borges, presidente da Anoreg-CE, o objetivo é que cada vez mais cartórios consigam buscar a excelência no atendimento e atingir as normas e patamares exigidos pelo PQTA, como algumas NBRs e ISOs. “O que almejamos é estimular a participação e o envolvimento da classe para que os serviços notariais e de registros sejam prestados com mais qualidade, eficiência, segurança e presteza para a sociedade.”, explica a presidente.
Vale ressaltar que os seis cartórios de pequeno porte participantes do workshop tiveram sua inscrição realizada no Prêmio de forma gratuita, em uma ação feita pela parceria da Anoreg do Ceará com a Associação nacional. “Este foi mais um incentivo para os cartórios pequenos porque o Prêmio na verdade é, sobretudo, um estímulo para que se vá aperfeiçoando os procedimentos internos, entrando em contato com a metodologia mais moderna de organização. Nós fazemos o possível para que os cartórios vejam que esse incremento está ao alcance de todos. O caminho para o PQTA fica no cotidiano do trabalho e ajuda não só internamente, nos nossos procedimentos, como é sentido pela população que procura nossos serviços”, salienta Helena.
Além das atividades deste fim de semana, que estão focadas na metodologia de trabalho e nas estratégias, o treinamento sobre o PQTA, ainda inclui outros encontros como o que vai acontecer dia 26 de agosto, dessa vez tendo como pauta a gestão operacional os cartórios. No dia 2 de setembro, será a vez de abordar a gestão de pessoas. Além da programação inicial, os dois últimos módulos, realizados nos dias 9 e 10 de setembro, abordarão respectivamente a questão das instalações, a gestão da segurança, a saúde no trabalho e a gestão socioambiental. Todos esses módulos centrais para a estrutura do curso são presenciais.
Ao final, de 18 a 29 de setembro, todos os cartórios participantes serão visitados e haverá ainda outros módulos com a temática da gestão da informação, do controle de dados, da gestão da inovação, da complience. São ao todo 10 encontros, entre módulos presenciais, podendo também haver encontros virtuais, com a programação encerrando-se dia 14 de outubro.
Para Helena Borges, pela complexidade do workshop é possível ver como o PQTA serve de recurso para uma série de melhorias que padronizam e otimizam o trabalho dos cartórios. “Para aqueles cartórios pequenos, essa é uma oportunidade única de ter acesso a uma metodologia que só traz ganhos. Os cartórios maiores também se beneficiam porque cada um consegue aplicar as técnicas que aprende a sua realidade e aos seus recursos. Alguns cartórios de maior porte, participantes, já conquistaram vários outros prêmios de qualidade e apóiam a iniciativa institucional pela importância do trabalho realizado. Nosso papel enquanto entidade de classe é dar esse suporte. Certamente, o ganho desse treinamento se estende muito além do Prêmio. É algo que fica incorporado a rotina de trabalho e quem mais se beneficia é a população”, finaliza.
Veja a galeria de fotos com o primeiro fim de semana do curso.
http://localhost:8888/infog-old-anoreg-ce/2017/08/20/workshop-sobre-o-pqta-primeiro-modulo/