4 de novembro de 2021
Anoreg-CE adere a campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”
A Anoreg-CE participa da campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”, realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e com o apoio das Associações dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).
A iniciativa permite que vítimas de violência doméstica façam a denúncia silenciosa por meio da apresentação de um “X” vermelho na palma da mão no balcão do cartório. A partir disto, a serventia colherá as informações necessárias para ligar e denunciar à autoridade competente através do número 190. No entanto, o cartório não exerce poder de polícia, limitando-se a atuar como comunicadora do ocorrido.
Mais uma vez os cartórios reforçam o relevante papel social que vem exercendo em questões tão pertinentes como esta do combate à violência doméstica.
A fim de orientar as serventias, a Anoreg-BR disponibilizou as seguintes informações de como proceder:
Como ajudar a vítima?
Passo 1 – O “X” vermelho na palma da mão é um pedido de ajuda. Mantenha a calma e acolha a vítima.
Passo 2 – Acione o 190, da Polícia Militar, e peça ajuda. Em seguida, se possível, conduza a vítima a um espaço reservado até a chegada da polícia. Para a segurança de todos, sigilo e discrição são muito importantes.
Passo 3 – Caso a vítima não possa esperar a chegada da polícia, pegue o nome, documento de identidade, CPF, endereço e telefone, para que todas as informações sejam repassadas à PM e, com isso, ela possa agir e ajudar rapidamente essa mulher.
A adesão é feita através do preenchimento do Termo de Adesão do Cartório (termo em anexo) enviado para o e-mail imprensa@anoregbr.org.br . Não é obrigatório aderir e não gera responsabilidade sobre a denúncia ao comunicador da serventia que participar dessa iniciativa.
Os materiais da campanha foram disponibilizados pela ANOREG-BR no seguinte link:
https://www.anoreg.org.br/site/2021/10/25/anoreg-br-disponibiliza-materiais-de-divulgacao-para-anoregs-estaduais-e-cartorios-que-aderiram-a-campanha-sinal-vermelho/ .
A Anoreg-CE, com o apoio do Sinored-CE e do IRTDPJ-CE, irá disponibilizar um exemplar impresso da cartilha e do cartaz interno aos associados que aderirem à campanha, podendo retirá-los a partir do dia 09 de novembro de 2021.