6 de julho de 2023

ANOREG-CE ABRAÇA O JULHO AMARELO, MÊS DEDICADO À LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

Cumprindo o seu papel social, a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) abraça o “Julho Amarelo”, mês dedicado à luta contra as hepatites virais. Com cerca de 1,4 milhão de mortes no mundo, abordar este tema e contribuir com a conscientização e prevenção da população está na pauta da associação ao repercutir entre notários, registradores e seus funcionários as campanhas mensais de saúde. Entre as causas que levam a óbito, estão: infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e da tuberculose.

Consideradas um problema de saúde pública não só no Brasil, mas no mundo inteiro, as hepatites atingem o fígado com alterações de leves e moderadas a graves. Quanto às causas, tanto podem ser por um vírus como por medicamentos, álcool, uso de drogas e até doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A ida periódica ao médico é fundamental para a prevenção, já que as infecções são silenciosas e, assim, não apresentam sintomas. No entanto, é importante observar sinais como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que com frequência tornam as hepatites crônicas, uma vez que a doença pode evoluir por décadas sem o devido diagnóstico e levar ao comprometimento do fígado e até o desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. Ao lado das hepatites B e C, a A também está entre as mais comuns no país. Pelo menos uma vez na vida, com exceção da população vulnerável que necessita ser testada periodicamente, todas as pessoas devem fazer o teste rápido oferecido de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Saiba mais:

*Hepatite A é a mais comum e é causada por falta de saneamento básico e de higiene, normalmente é leve e não necessita de tratamento, pois se cura sozinha, no entanto, existe vacina.
*Hepatite B é o segundo tipo com maior incidência e é considerada a maior epidemia da humanidade, sendo cinco vezes maior que a de AIDS/HIV. Seu contágio é por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina e uso do preservativo.
*Hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado, podendo causar câncer deste órgão, cirrose e levar a morte, a transmissão ocorre pelo contato com sangue contaminado. Não existe vacina contra a doença.
*Hepatite D, ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B, a vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
*Hepatite E é transmitida por via digestiva (fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. Mulheres grávidas podem ter o quadro da doença agravado.

Fonte: Ministério da Saúde