20 de maio de 2021
Cartório acessível: a importância de se colocar no lugar do outro
“Cartório acessível: a importância de se colocar no lugar do outro” essa é a frase que resume a campanha desenvolvida pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) para incentivar as serventias extrajudiciais na implantação da Central de Intérpretes de Libras (Surdos), desenvolvida pela empresa Helpvox.
Através do custeio pela entidade, o sistema está sendo disponibilizado de forma gratuita para os cartórios. Para tanto, é preciso um computador e uma internet estável com o objetivo de garantir a comunicação da serventia com a empresa. Também é preciso que os cartórios interessados façam sua inscrição pelo seguinte link: https://www.helpvox.com.br/cadastro-cartorio-inclusivo.php
Uma vez que o sistema esteja implantado, o passo a passo da sua utilização acontece da seguinte forma:
– O colaborador da serventia, por meio da plataforma, fala ao intérprete, que por meio do vídeo, faz a tradução para Libras.
– O cidadão, também por meio da câmera, responde ao intérprete, que traduz ao colaborador.
– É importante ativar a câmera, o fone de ouvido e o microfone no navegador da internet.
– Caso a imagem não apareça, é necessário verificar o antivírus, que pode estar bloqueando o uso. O firewall (dispositivo de segurança) também pode bloquear a execução da câmera e microfone.
As dúvidas no processo de implantação do sistema podem ser tiradas pelo email: contato@helpvox.com.br
Confira abaixo dois vídeos com exemplos da utilização do sistema de intérpretes:
A iniciativa da Anoreg-CE tem o apoio do Sinoredi-CE e do IRTDPJ-CE.
*Com informações de Helpvox e Anoreg-SP