16 de novembro de 2020
Registro de Imóveis do Brasil divulga ações do primeiro ano de trabalho
Após um ano em atividade, o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) divulgou o balanço de suas ações junto aos três poderes, os registradores e a sociedade em geral para o desenvolvimento econômico brasileiro.
A entidade disponibilizou um vídeo e um boletim informativo contando a trajetória deste primeiro ano de atividades.
Para ver o vídeo, clique no link.
Aqui também publicamos o texto na íntegra contido na sétima edição do boletim do RIB, leia abaixo:
“Primeiro ano de conquistas
Foi no dia 15 de novembro do ano passado que um grupo de associações estaduais colocou em prática a ideia de criar um colégio para congregar as mais de três mil unidades registrais de todo o país. O objetivo era unir forças por meio de uma atuação sinérgica, com o objetivo de conseguir realizar um trabalho institucional forte. Assim, o setor pode contribuir efetivamente para a construção de um ambiente de negócios mais saudável e, sobretudo, com segurança jurídica para os agentes econômicos.
Passados 12 meses, o balanço é positivo. O Registro de Imóveis do Brasil tem atuado lado a lado ao poder público. Nesse um ano de trabalho, a associação participou da redação de propostas legislativas que regulam o setor e da concretização de projetos junto à Caixa Econômica Federal, como o registro eletrônicos de contratos do Programa Minha Casa Minha Vida, além de firmar parcerias com agentes municipais para projetos de regularização imobiliária urbana.
A entidade também intensificou os investimentos em tecnologia para dar ainda mais celeridade e segurança à Central Eletrônica, fundamental para que os processos registrais seguissem em plena operação mesmo durante a pandemia. Um trabalho contínuo para facilitar o dia a dia de trabalho dos agentes públicos e da população em geral, com ferramentas e processos cada vez mais inovadores e simples.
Nesse primeiro ano de atuação, o RIB assumiu a responsabilidade de fazer parte de um mercado que movimenta fortemente a economia, por meio do crédito imobiliário. O caminho para um serviço de alta eficiência e segurança jurídica está sendo trilhado. E a missão da entidade é continuar contribuindo com o ambiente de negócios nacional, mantendo a atuação em conjunto com os órgãos que fazem parte do mercado imobiliário para garantir a evolução do serviço registral brasileiro.”
Fonte: https://www.registrodeimoveis.org.br/ – Boletim | Poder Público ed. 07