25 de setembro de 2020
Parceria entre cartórios e a Fipe fornece dados sobre o mercado imobiliário cearense
Uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe) revela novos dados acerca do mercado imobiliário cearense e evidencia o papel dos cartórios como fornecedor de dados. O levantamento apontou o crescimento de 43,3% nas operações de vendas de imóveis na capital do Ceará no mês de julho de 2020. No total, foram comercializadas 606 unidades.
Os dados levantados são fruto de um convênio de cooperação técnica entre o Registro de Imóveis do Brasil e a Fipe. Estas informações demonstram a função essencial que os cartórios brasileiros vêm assumindo no mercado imobiliário ao fornecer indicadores que mensuram a atividade de compra e venda de imóveis no país.
As estatísticas apresentadas também servem como orientação para aqueles que pretendem investir, como aponta Helena Borges, presidente da Anoreg-CE, em sua fala: “Esses indicadores serão um termômetro e vão servir tanto para o investimento de grandes empresas, inclusive do cenário internacional, quanto para o cidadão que quer investir e passará a ter condições de avaliar o metro quadrado de cada região”.
No ceará, a Central de Registro Imobiliário do Ceará (Cerice), lançada em 2019, também desempenha um importante papel na coleta de dados sobre o mercado imobiliário local. Por meio da plataforma, os usuários podem realizar a consulta de dados de imóveis em todo o estado.